quarta-feira, 29 de setembro de 2021

 Proposta Pedagógica!

Boa tarde, querido leitor! Como vocês estão?

Hoje apresentarei um pouco da parte teórica sobre a proposta pedagógica das atividades desenvolvidas nesse projeto e também ideias para serem usadas em sala de aula. Esse novo cotidiano em que as crianças estão cada vez mais imersas na tecnologia nos remete a refletir sobre as práticas pedagógicas para além do período pandêmico em que o ensino tem ocorrido remotamente com o uso acentuado da tecnologia, através das plataformas digitais. 

Sendo assim, é necessário refletir sobre a influência das tecnologias no desenvolvimento infantil e na aprendizagem, bem como, sobre como os educadores podem utilizar essas ferramentas a favor do aprendizado das crianças, desde a mais tenra idade.

Nesse sentido, é importante frisar que, apesar dos aspectos positivos das mídias digitais e das tecnologias, se as mesmas não forem usadas corretamente podem prejudicar o desenvolvimento psicológico das crianças. Para Gaia (2001) inserir a educação midiática na educação não significa abrir mão da comunicação, mas sim acrescentar, o professor estará trazendo a realidade do aluno para dentro da sala de aula, para discutir e transformar as mídias em informação.

Com isso, busquei neste curso orientar o uso da tecnologia em sala de aula buscando um bom desenvolvimento para o aluno e aulas significativas.

Segue abaixo algumas ideias de páginas e atividades que podem ser usadas em sala de aula.

Sites

Endereços

Padlet

https://pt-br.padlet.com/

Jamboard

Google

Conta Pra Mim MEC

https://www.youtube.com/watch?v=FJeGoWgvj88&list=PL9nJ11ynWg3clFEKIWIHWavabwQsY6Z_U&index=9

http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim


Quick Draw

https://quickdraw.withgoogle.com/


Nosso Clubinho

https://www.nossoclubinho.com.br/category/jogos-educativos-infantil/.

Escola Games

http://www.escolagames.com.br/

Smart Kids

https://www.smartkids.com.br/videos

Cultura Maker 

Cultura Maker é o incentivo de fazer a criança criar, usando a criatividade. Como esse movimento está sendo muito usado, foi confeccionado um  fantasminha, usado como exemplo de cultura maker.

Lembrando que quando nos utilizamos da cultura maker, abrimos um grande leque de atividades, desenvolvendo projetos e muita criatividade, deixando assim nossas crianças livres para criarem seus projetos. 



 Fonte:Imagem google. 

Gostaram das propostas pedagógicas? Espero que vocês possam aproveitar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                                          SEJAM BEM VINDOS!! Olá querido leitor! Meu nome é Fernanda Zugno, tenho vinte e qu...