Olá querido leitor!
Chegou ao fim nossos encontros no blog, quero dizer que foi um prazer poder compartilhar com vocês um pouco sobre minha experiência como residente no Programa Residência Pedagógica.
Ao chegar ao final do Residência e na conclusão desta escrita, volto a refletir sobre a ideia do tema trabalhado neste projeto que foi a questão do uso das tecnologias em sala de aula.
Toda a pesquisa realizada, a escrita, a escuta de profissionais que atuam na área e que compartilharam suas experiências durante este processo, me proporcionou muitas aprendizagens, bem como me trouxe mais questionamentos relacionados a este tema.
Durante o residência e avaliando minha pesquisa diária sobre este tema, pude analisar que tanto a escola como as famílias vem sofrendo muitas mudanças devido ao uso acentuado das tecnologias, principalmente neste momento pandêmico provocado pela Covid-19, com isso, de certa forma conclui que quando retornarmos de forma normal a nossas escolas encontraremos crianças diferentes, onde será necessário o uso de diferentes estímulos para que estas se atentem ao que é ensinado e se torne significativa a aprendizagem para estas crianças.
Procurei refletir neste encontro sobre a fala do Escritor António Nóvoa, que assim afirma:
A investigação é muito importante. O currículo e os programas de ensino são muito importantes. A gestão e administração das escolas é muito importante. Os materiais didáticos e as tecnologias são muito importantes. Mas nada substitui um bom professor.(NÓVOA, 2011,p.18)
Ou seja, esta afirmação de Nóvoa confirma o pensamento que devemos ter em sala de aula, que a tecnologia veio para nos auxiliar e não para roubar o lugar de nós educadores.
Refletindo também sobre este percurso, durante a criação de slides, pesquisas sobre o tema, mesmo sabendo a veracidade de todos os estudos feitos a respeito da tecnologia em sala de aula, sentia muito medo de ser rejeitada de certa forma, pois muitos educadores não incentivam e não proporcionam a formação de educadores ligados a tecnologia, acreditam que esta atrapalha e que não é bem vinda em sala de aula.
Mas devo ressaltar que fui acolhida por todas as participantes, penso que as propostas pedagógicas ofertadas trouxeram um novo olhar sobre o trabalho do educador e seu posicionamento em sala de aula, penso também, que todos os educadores já atuantes na área ou em formação como é o meu caso, devem todos buscar uma formação continuada, para que desta forma possamos sempre perceber e aceitar que o tempo muda e todos mudamos, inclusive nossas crianças, e precisamos nesse momento nos adaptar para transformarmos realidades.
Foram dias incríveis, que serviram para meu amadurecimento profissional e pessoal, e que acredito ter deixado a mensagem que gostaria de deixar, espero ter apresentado a tecnologia como uma auxiliar em sala de aula, apresentando importância de seu uso consciente e com acompanhamento para uma aprendizagem significativa, como um utensílio auxiliador para incentivar a pesquisa, a criação, a independência, consciência, mas acima de tudo busquei também apresentar a importância do professor em sala de aula e que nada irá substituí-lo em sala de aula e em nenhum lugar, pois bons professores dificilmente são esquecidos na memória de seus alunos, e como Antônio Nóvoa mesmo nos afirma:
Nada substitui o encontro humano, a importância do diálogo, a vontade de aprender que só os bons professores conseguem promover.(NÓVOA, 2011,p.18)
Com esta citação, concluo minha experiência no Residência Pedagógica. Muito Obrigada!
Segue abaixo um print da tela sobre um de nossos encontros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário